terça-feira, agosto 30

Ainda o curso de preparação para a maternidade

Vá eu sei que, se calhar, estou a exagerar e que nem tudo é mau e que há coisas óptimas e fantásticas no presente estado em que me encontro. Pronto, admito que gosto de estacionar nos lugares para grávidas, mas hoje... hoje foi demais.
Eram 6.45 e acordei para ir para a treta do curso nazi de maternidade (ninguém anda num curso que começa às 8 da matina no outro lado da cidade!), ou seja o dia estava a começar muito mal. Quando chegámos a aula - dada por uma enfermeira que perdeu a voz e que sussurava - era sobre desconfortos da gravidez.
Desconfortos da gravidez???? Acordo às 6.45 da manhã para ouvir falar daquilo que sinto há 27 longas semanas????
Senhora Enfermeira tenha dó... eu estou licenciada, mestrada e doutorada em desconfortos da gravidez e a senhora hoje só me acrescentou mais um... o sono. Além disso agradeço que vá tratar o seu problema de estômago e que não partilhe os seus mini-arrotos com o resto da aula!
Enfim... quinta-feira há mais.
Tenham medo. Muito medo!

quarta-feira, agosto 17

"Curso de Preparação para a maternidade" ou "O que fazer quando nos apetece levantar às 7 da manhã duas vezes por semana"

Curso de Preparação para a Maternidade.

Quem é que me mandou inscrever nisto?

Amanhã, a minha segunda aula, vou aprender coisas sobre a anatomia da bacia e posturas, a musculatura abdominal e perineal e fazer exercícios para treinar os músculos do períneo, às básculas da bacia e as posturas.

O que são básculas da bacia?

Porque é que saber o que são básculas da bacia é importante para a maternidade?

Quem é que me mandou inscrever nisto?

terça-feira, agosto 16

Anemia II

«Diz-se haver anemia (do grego, an = privação, haima = sangue) quando a concentração da hemoglobina sanguínea diminui aquém de níveis arbitrados pela Organização Mundial de Saúde em 13 g/dL para homens, 12 g/dL para mulheres, e 11 g/dL para gestantes e crianças entre 6 meses e 6 anos.

O que é hemoglobina

A hemoglobina é o pigmento que dá a cor aos glóbulos vermelhos (eritrócitos) e tem a função vital de transportar o oxigênio dos pulmões aos tecidos.

Apesar de ter um cortejo de sintomas e sinais próprios, a anemia não é, em si, uma doença, mas uma síndrome, pois pode decorrer de uma extensa lista de causas.

É a síndrome crônica de maior prevalência em medicina clínica.
»

Sim... ok? E então?

Anemia

Este fim-de-semana soube-me a férias. Apanhei sol e tomei muitos banhos na piscina, joguei ping-pong e comi peixe grelhado, tudo sem andar uma vez de carro, apanhar bichas ou aturar gente de pé descalço.
Para além disso consegui dormir bem, não tive dores ciáticas e os meus pés não incharam!
Foi, por isso, um fim-de-semana fantástico!
Claro está que há sempre um preço a pagar por dias assim... hoje tive a minha primeira aula de preparação para ser mãe ou para o parto ou como-respirar-em-15-lições e que tratarei noutro post. Depois da aula fui buscar as 423.000.000 mil análises que tinha feito para saber que tenho anemia e que não tenho plaquetas e sei lá mais o quê!
Nunca tive anemia na vida. Não sei o que é ter anemia. Estou farta de ter anemia. Não gosto de ter anemia e de ter de beber frasquinhos de ferro (antes de ter anemia era um, agora são dois) que sabem a qualquer coisa como baunilha com caramelo. Não sei o que faz a anemia e a única pessoa no meu mundo que conheço que é licenciada em anemia está de férias (sim, Gold... és mesmo tu!).
Pior, tenho a certeza que por estar anémica vou ter de fazer análises outra vez, o que implica tirar sangue...
Repitam lá, sff... Estado de quê? De graça?

terça-feira, agosto 9

Elas comem tudo!

Lembro-me bem de ser pequenina e passar 2 longos meses de férias no Algarve com os meus primos. Dessas férias, que se repetiam todos os anos, lembro-me em particular (e se calhar por sugestão do momento) dos megas ataques de formigas.
Nada podia estar fora da caixa, do frigorífico, do tapareuere (é muito mais giro escrever assim), porque elas comiam tudo e não deixavam nada.
Pois, à falta dos dois meses de férias no Algarve e do sol e da praia, tenho as formigas. A minha casa foi atacada por formigas esfomeadas e onde quer que caia uma migalha lá está um exercito de 400.000.000 homens esganados de fome.
Despreocupadamente vou deitando veneno para elas morrerem, mas elas voltam a aparecer de outro sítio qualquer com a mesma pujança!
Hoje ultrapassou tudo... Hoje atacaram a minha cama e passei a noite com alucinações de formigas a passearem-me por cima. Quando acordei matei uma no braço e depois... tinha uma no ouvido.
Tenho medo (Muito medo!) de chegar a casa e ver que elas comeram o meu cão (bicho que pesa lá perto de 50 kg) e só deixaram os ossos...
Qual vampiros! Elas, sim, comem tudo, elas comem tudo e não deixam nada!

sexta-feira, agosto 5

De volta!

Após umas curtas e merecidas férias cá estou de volta ao Medo. Muito Medo!
Acrescento que peso mais 3 quilos agora do que há um mês atrás... isto pode parecer pouco para alguns - atento o meu estado actual - mas, em bom rigor, equivale a um volume de 3 - sim três! - pacotes de leite. Nem quero pensar como é que tudo vai acabar...