Ontem fiquei chocada com a notícia de que a Fundação Gulbenkian decidiu extinguir a sua companhia de dança.
Durante anos, e bem pequenina, ia muito ver a companhia de ballet da Gulbenkian dançar. Adorava e adoro e por isso tenho muita, muita pena.
Esta Companhia de Dança, criada há 40 anos, foi extinta atendendo a adaptação da intervenção nesta área às novas realidades. Desconheço o que a Fundação pretende dizer com isto e insisto que tenho muita, muita pena.
«A Fundação entende que «a sua acção será mais incisiva através de fórmulas renovadas, mais directamente dirigidas às necessidades que hoje se identificam neste domínio»» e eu continuo sem saber o que raio eles querem dizer com isto e fico ainda com mais pena.
Resta-nos dizer que a extinção do Ballet Gulbenkian, dirigido por Paulo Ribeiro e composto por 25 bailarinos e quatro estagiários, além dos quadros técnicos, será concretizada até Agosto de 2006 e, ainda, que esta companhia «visava apresentar ao público português o repertório de dança contemporânea e proporcionar aos bailarinos e coreógrafos uma oportunidade profissional em condições de excelência».
É pena para todos perder uma companhia de ballet que era uma referência mundial...
quarta-feira, julho 6
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário